Os Tipos

 Tipos de Autismo



Identificamos que existem vários tipos de Autismo, entretanto cada síndrome com sua nomenclatura específica:
Autismo Clássico (Classic autism), Síndrome de Asperger (Asperger syndrome), Autismo Atípico (Atypical autismo), Autismo de Alto Nível Funcional (High-functioning autism), Perturbação Semântica-Pragmática (Semantic pragmatic disorder), Perturbação do Espectro do Autismo (Autistic spectrum disorder (ASD).

O que significam essas palavras e expressões?

Todas estas palavras e expressões são utilizadas para descrever formas de autismo ou estados relacionados com o autismo (autismo). O autismo é uma dificuldade qualitativa que afeta a forma como uma pessoa comunica-se com outras pessoas e relaciona-se com o mundo à sua volta. As pessoas com autismo têm dificuldades em duas áreas principais. Estas áreas são, por vezes, chamadas tríade dos desvios qualitativos (da comunicação):

-> Dificuldades em compreender e usar a linguagem para comunicar-se.
-> Dificuldades nas interações sociais e nas relações com pessoas.

Muitas pessoas com autismo têm reações incomuns às sensações como sons, luzes ou toques. Podem ter também dificuldades de aprendizagens, dislexias ou outras dificuldades. Contudo, as pessoas com Síndrome de Asperger, não têm dificuldades de aprendizagem, mas partilham as duas principais dificuldades apresentadas acima.
Pensam que existem mais de 535.000 pessoas com autismo no Reino Unido. O autismo é mais comum nos homens do que nas mulheres.
As pessoas com autismo não têm deficiência física. Não necessitam de cadeiras de rodas e a maioria parece igual a qualquer outra pessoa que não tenha autismo. Por isto, pode ser mais difícil para as outras pessoas compreenderem como é ter autismo.


O que causa o Autismo?

Ninguém sabe ao certo qual é a causa, mas existem estudos que apontam possíveis ligações genéticas. Também pode ser associado com a forma como o cérebro se desenvolveu antes, durante ou pouco após o nascimento.
O autismo não é causado por mau desempenho dos pais ou pela educação de uma criança.


 

Dificuldades com a linguagem e habilidades de comunicação

As pessoas com autismo poderão:

-> Ter dificuldades em compreender e utilizar gestos, expressões faciais ou tons de voz;
-> Ter dificuldade em responder a perguntas ou em seguir instruções;
-> Repetir o que foi dito. Isto significa “ecolália”;
-> Ter dificuldades em iniciar e manter uma conversa
-> Usar palavras complexas, mas não compreender o sentido destas
-> Falar de um interesse específico que têm, sem se aperceberem de que os outros não partilham desse interesse;
-> (Algumas pessoas com autismo) poderão não desenvolver a fala.

Como você pode ajudar:

-> Atraia a atenção da pessoa antes de iniciar uma conversa (por exemplo, dê um toque no ombro da pessoa autista ou diga o nome dela).
-> Utilize um nível de linguagem que a pessoa possa compreender.
-> Fale claramente e use palavras curtas.
-> Utilize imagens para ajudar à compreensão.
-> Dê tempo ao autista para que ele reaja ao que você disse.
-> Considere outras formas de comunicação, tais como a escrita, gestos ou utilize imagens se for necessário.


 

Dificuldades com a interação social e relação com pessoas

As pessoas com o autismo poderá:

-> Ter dificuldades em compreender as emoções e sentimentos das outras pessoas;
-> Ter dificuldade em expressar as suas emoções e sentimentos de uma forma socialmente aceita.
-> Querer interagir com outras, mas não saber como interagir;
-> Ter dificuldade em relacionar-se com outras pessoas, mas não saber interagir com os outros.
-> Não compreender as regras sociais para diferentes situações,
-> Não querer partilhar atividades com outros;
-> Não gostar de conhecer outras pessoas;

Como você pode ajudar:

-> Aceite que a pessoa autista pode precisar de algum tempo a sós;
-> Tente expressar claramente os seus sentimentos. Caso se sinta feliz, mostre-se feliz e diga que está feliz;
-> Incentive a pessoa autista a interagir com os outros, por exemplo, se gostar de computadores, não poderia entrar para uma comunidade eletrônica?
-> Com o tempo, ajude a pessoa a desenvolver habilidades em relação à interação social, talvez treinando certas situações em casa ou na escola. Um assistente social, professor ou outro profissional poderá ser capaz de ajudar;
-> Ajude a pessoa autista a compreender e a explicar os seus sentimentos. Por exemplo, dê ao seu filho o brinquedo preferido dele e diga: Isto te faz feliz.


Anomalias Motoras

-> Podem permanecer imóveis durante um tempo prolongado.
-> Distúrbios de comportamento, atos rituais esteorotipados, repetição de um mesmo movimento, com o tronco para frente e para traz.
-> Movimentos com as mãos e os braços no vazio, sem qualquer significado.
-> Caminhar rígido ou em círculos, com os braços apertados sobre o corpo.
-> Hiperatividade.

 

Características comportamentais

Devido às dificuldades que enfrentam algumas pessoas com autismo poderão parecer comporta-se de forma inadequada. As razões pelas quais isto acontece podem ser:

-> A pessoa está tentando se comunicar;
-> A pessoa não compreende as regras sociais;
-> A pessoa sentir-se ansiosa, assustada ou frustrada;
-> A pessoa gosta de uma determinada atividade, mas não compreende as conseqüências desta. Por exemplo, uma pessoa com autismo adorava o som do vidro partindo-se, mas não percebia que não era seguro nem aceitável partir vidros em público.

Como você pode ajudar

-> Trabalhe com a pessoa autista no sentido de incentivá-la à utilização de melhores formas de comunicação;
-> Canalize o comportamento para formas socialmente aceitas. Por exemplo, se a pessoa gosta de bater palmas com força, incentive-a a tocar um instrumento como a bateria;
-> Se a pessoa estiver ansiosa ou aborrecida, procure um lugar sossegado onde ela possa acalmar-se;
-> Se você souber que existe um objeto que ajudará a criança autista a acalmar-se, como um brinquedo preferido, mantenha-o por perto;
-> Dê alternativas sempre que possível. Por exemplo, se a pessoa não gosta de barulhos intensos, dê a ela fones de ouvido para usar quando estiver na rua;
-> Procure o aconselhamento de um médico se você considera que pode haver um problema de ordem médica;
-> Exponha lentamente a pessoa a algumas das situações com as quais ela tem dificuldades;
-> Dê há ela tempo para desempenhar a sua atividade preferida num ambiente seguro.

18 comentários:

  1. queria saber uma associação para fazer voluntário em alfragide

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  2. olá, preciso de ajuda para saber se o autismo pode ser desenvolvido ao longo dos anos e aparecer na vida adulta ou a pessoa já nasceu assim e na infância não se manifestou de forma evidente? gostaria da indicação de livros e também quem pode me ajudar a chegar a uma conclusão confiável. agradeço imensamente, pois trata-se de uma vida inteira de sofrimento.

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  3. olá, preciso de ajuda para saber se o autismo pode ser desenvolvido ao longo dos anos e aparecer na vida adulta ou a pessoa já nasceu assim e na infância não se manifestou de forma evidente? gostaria da indicação de livros e também quem pode me ajudar a chegar a uma conclusão confiável. agradeço imensamente, pois trata-se de uma vida inteira de sofrimento.

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  4. Existem vários tipos de autismo, mas qual o tipo possibilita ao portador cursar o ensino superior??

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  5. Existem vários tipos de autismo, mas qual o tipo possibilita ao portador cursar o ensino superior??

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  6. Tenho um sobrinho com essa síndrome. Sempre achamos que ele tinha algo diferente, suspeitei que poderia ser autismo e até comentamos em casa logo após uma série do dr Drauzio Varela no "Fantástico". Quando minha irmã morava em São Paulo-SP ele com 3 anos chegou a ser agredido na creche, chegou em casa com marcas de chinelo... Não sabia dizer oque houve, mas tinha medo da monitora. Minha irmã mudou aqui para Vinhedo-SP, e na primeira semana de creche as pedagogas a chamaram e encaminharam a criança para os especialistas. Que diagnósticaram autismo. Hoje ele tem um tratamento específico tanto dos profissionais da escolinha (onde existe uma pedagoga especializada nisso) como pelas outras crianças e a família. Ele é uma das crianças mais carinhosas que conheço... Mas ingênuo a ponto de pegar brasa na churrasqueira e não entender porque doeu. A nossa atenção é ininterrupta... Assim como o carinho e o aprendizado!
    Se 100% da população mundial fosse autista, o mundo seria mais puro e com menos maldade.

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  7. Tenho um sobrinho com essa síndrome. Sempre achamos que ele tinha algo diferente, suspeitei que poderia ser autismo e até comentamos em casa logo após uma série do dr Drauzio Varela no "Fantástico". Quando minha irmã morava em São Paulo-SP ele com 3 anos chegou a ser agredido na creche, chegou em casa com marcas de chinelo... Não sabia dizer oque houve, mas tinha medo da monitora. Minha irmã mudou aqui para Vinhedo-SP, e na primeira semana de creche as pedagogas a chamaram e encaminharam a criança para os especialistas. Que diagnósticaram autismo. Hoje ele tem um tratamento específico tanto dos profissionais da escolinha (onde existe uma pedagoga especializada nisso) como pelas outras crianças e a família. Ele é uma das crianças mais carinhosas que conheço... Mas ingênuo a ponto de pegar brasa na churrasqueira e não entender porque doeu. A nossa atenção é ininterrupta... Assim como o carinho e o aprendizado!
    Se 100% da população mundial fosse autista, o mundo seria mais puro e com menos maldade.

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  8. Esse texto é muito esclarecedor. Estamos investigando se meu neto é autista mas com essa leitura, acredito que ele seja um asperger. Estamos aguardando avaliação da neuro pediatra dele. Se já o amava, agora amo-o mais ainda. Ele tem 4 anos, é uma criança maravilhosa e já está na escola. Não sei como reagirei se ele sofrer bulling.
    Já encontramos uma escola aqui em nosso Estado, especializada, somente para autistas. Estou muito confiante.
    Mais uma vez obrigada pelo texto.
    Maria do Carmo Pinheiro

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  9. PRECISAVA ENTENDER UM POUCO SOBRE A SINDROME, DEPAREI-ME COM UMA SITUAÇÃO NO creas de uma usuaria do SUAS, DO FILHO COM ESTA SIDROME, dai encaminhei para a Unidade Basica do Municipio, acredito que fiz o correto.

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  10. COMO ASSISTENTE SOCIAL NOSSO COTIDIANO SE DEPARAMOS COM TODO TIPO DE SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADES.

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  11. Pessoal obrigada por existirem minha filha tem 7 anos e eu não sei mais o que fazer socorro preciso de ajuda só sei pensar em acabar com tudo isso estou a beira da loucura socorro socorro socorro meu email lucianacafofa@yahoo.com.br

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  12. Tenho um sobrinho que não para ,não olha qdo chamamos, se movimenta o tempo td não fala ,tem dois anos,não interage com nada só quebra brinquedos e se deixar na rua corre o tempo td e ri qdo corre ,de cabeça baixa

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  13. tenho um filho de 8 anos i ele tem dificuldade de aprender ,ele nao fala quase nada o irmao de 3anos fala mas que ele,ele gosta de estar sozinho empilhando ploquinhos coloridos se deixa ele nao sabe se esta com sede ou fome ,gosta muito de fica de frente a tv assistindo desenhos nao sabe se limpa ao usar o banheiro gosta de fazer sons com a boca um barulho bem irritante se o irmao estraga o que ele esta fazendo ele comeca a grita so para quando eu vou corrigir o irmao ,dez de 2015 estou esperando descobri oque ele tem porque nao consiguo colocalo na escola sem um laudo medico ,ja tentei escolinha particula mais ele chegava em casa muito mal cuidado com sede,fome e sujo sua irma de 4 anos ja chegava limpa bem cuidada entao percebi que eu estava maltratando ele eu nao consigo deixa ele com ninguem sei que as vezes pode ser besteira minha mas tenho medo de prejudica lo mais.

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  14. Neurologista conhece uma criança com autismo

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